Ass. Comunicação

Ass. Comunicação

Valença, 23 de agosto de 2018
Dentre as 323 Escolas Médicas do Brasil, apenas 29 foram certificadas pelo SAEME, e o Curso de Medicina do CESVA/FAA está entre estas 29 instituições
A Faculdade de Medicina do Centro de Ensino Superior de Valença passa por um dos melhores momentos desde seus 50 anos de existência. E no dia 22 de agosto, recebeu o selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME).  Dentre as 323 Escolas Médicas do país apenas 29 receberam a certificação. A acreditação reafirma a indicação do Ministério da Educação (MEC) de que o curso está entre os três melhores do país.
O selo foi recebido pelas mãos do Diretor Acadêmico José Rogério Moura de Almeida Neto; do Diretor do curso Kleiton Neves; e do Diretor de Ensino Rafael Moura de Almeida, no Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Este é um marco para o curso de Medicina do CESVA/FAA que, dez anos após intervenção do Ministério da Educação, conta hoje com o ingresso anual de 150 acadêmicos em um vestibular altamente concorrido.
Com um histórico de lutas e superações desde sua criação, o curso de Medicina, contado em 50 anos de história, projeta Valença por todo país, orgulhando alunos e egressos ao levarem por toda sua carreira o nome do melhor Centro de Ensino Superior do Brasil.
A transformação sempre fez parte da instituição, e é por isso que acreditam na capacidade de transformar a vida de seus alunos através da educação.
 Valença, 09 de julho de 2018.
O Mistério da Educação (MEC) divulgou esta semana, o CC (Conceito de Curso) do curso de Enfermagem do CESVA. O CC é um indicador que mensura a qualidade dos cursos de graduação de todo País. A Enfermagem do CESVA obteve nota máxima (conceito 5), colocando o curso entre os melhores do País, consolidando o CESVA com referência em formação em saúde.
 O resultado reforça o trabalho de excelência desenvolvido pelo Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), mantido pela FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde) há mais de cinco décadas.
 A nota do CC vai de 1 a 5 e os cursos de ensino superior com 4 e 5 são consideradas excelentes, conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios pelo MEC, correndo, os cursos, o risco de serem fechados, terem suas vagas reduzidas e ainda o risco de terem o vestibular suspenso.
 A nota máxima do curso de Enfermagem de Valença mostra que a instituição está no caminho certo para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho e representa muito para a qualidade de ensino e coloca mais uma vez a cidade de Valença entre as melhores do país. A visita técnica do MEC aconteceu no final de junho.
Profissionais prontos para o mercado de trabalho
 A estrutura curricular do curso propicia o desenvolvimento de experiências educacionais diversas e que buscam a inserção dos estudantes, desde o primeiro período, em cenários da prática profissional, o que permite a formação de enfermeiros qualificados para atuarem nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário).
 O estabelecimento de parcerias com o Sistema de Saúde local possibilitou que o curso se tornasse corresponsável pela formulação de ações, voltadas para a qualificação e eficiência progressivas do sistema de saúde. Essa parceria também contribui para a formulação de políticas públicas para melhorias da saúde no município, indo além, no atendimento a cidades vizinhas.
 Outro fator positivo do curso de enfermagem do Cesva é a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, oferecendo a oportunidade dos estudantes de desenvolverem qualquer trabalho na área, com conhecimentos científicas sólidos, com formações prática e ética que a profissão exige. O profissional sai formado para tomar decisões e promover a integralidade e solidariedade no processo coletivo de trabalho em saúde em todos os aspectos referentes à área de atuação.
 Um mundo de oportunidades
 O enfermeiro possui um amplo campo de atuação, com diversas oportunidades, como comandar equipes técnicas, com auxiliares de enfermagens no atendimento a pacientes; idosos, em domicílio, casas de repouso e clínicas e hospitais. Também tem qualificação para ministrar cuidados pré e pós-operatórios em unidades de saúde e hospitalares ou em casa, caso o paciente necessite de tratamento em domicílio.
 O profissional também está apto a dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Uma função desenvolvida pelo profissional formado pelo Cesva é também orientar sobre planejamento familiar, além de acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança; incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos. O trabalho do enfermeiro vai além dos cuidados clínicos, ele também é preparado para ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos; participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
 Todos os enfermeiros formados pela instituição estão aptos a orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade; formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde. Essas são apenas algumas das habilidades da formação em enfermagem, que estão na grade curricular, mas a capacidade técnica vai além, como é possível ver no site.
Valença, 28 de maio de 2018
CESVA/FAA celebra 50 anos de seus cursos em grande estilo
Maio foi um mês especial para o Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA – quando os cursos de Direito, Medicina e Odontologia, referências no cenário nacional, comemoraram 50 anos de criação. Nos dias 03, 23 e 25, no Centro de Eventos do Campus I, aconteceram as solenidades, com direito à casa cheia e homenagem aos alunos das primeiras turmas.
O curso de Direito inaugurou as comemorações do Jubileu de Ouro no dia 03 de maio (quinta-feira) e recebeu ilustres presenças, como do ex-aluno e ex-professor, o Desembargador Doutor Celso Peres, e também do Professor Doutor Gustavo Teppedino, que palestrou sobre o tema “Normas Constitucionais e Relações Primárias”. O momento mais emocionante foi a homenagem aos alunos da primeira turma, que receberam diplomas simbólicos e foram chamados na abertura da cerimônia, com discurso do orador da turma, formada em 1972, Nélio Freire.
Abrindo o V Congresso das Ligas Acadêmicas – CLAM – no dia 23 de maio (quarta-feira) foi a vez do curso de Medicina comemorar os 50 anos de criação. A cerimônia contou com a participação de alunos e ex-alunos da FMV em uma emocionante homenagem com o discurso do aluno matrícula 001, Arnaldo Mazza, e dos membros da Associação de Ex-Alunos, Diney e Sylvia Loureiro.
Na sexta-feira (25) o curso de Odontologia celebrou seus 50 anos durante todo o dia no Centro de Eventos do Campus I, com três palestras de cirurgiões-dentistas renomados nacional e internacionalmente: Dr. Rafael Andreiolo, e dos ex-alunos da FOV, o Prof. João Carnio, da turma de 1982, e do professor Marcelo Ferraz, ex-aluno da turma de 1989. Teve a participação de grandes empresas do ramo da Odontologia que expuseram seus produtos. Fechando o dia, a solenidade do jubileu de ouro homenageou alunos, professores e colaboradores que fizeram parte das cinco décadas da FOV, com discurso do professor da primeira turma, Outair Bastazini
 
Um pouco dos 50 anos
Em 1967, dois anos após a criação da Fundação Dom André Arcoverde, foi fundado o curso de Direito da FAA, único no ensino jurídico do interior do Sul Fluminense. Com o intuito de oferecer formação jurídica à população valenciana, iniciou as atividades em 1968 e, aberta a primeira turma, se instalou em salas do Colégio São José. Ao longo das cinco décadas, o curso de Direito obteve importantes classificações pelo Ministério da Educação – MEC – como o conceito A, hoje nota 5, pelo Ministério da Educação. Sempre muito bem avaliado pelo MEC, com notas que o colocam entre os melhores do estado e do país, tendo formado cerca de 5 mil bacharéis.
Medicina, hoje o melhor curso do estado do Rio de Janeiro e terceira melhor do país, passou por décadas de lutas e conquistas, a começar por sua criação, consequência da manifestação pública, realizada por jovens aprovados na Faculdade Nacional de Medicina, que funcionava no Prédio da Urca, e passou a funcionar na Ilha do Fundão. No período desta transição houve a redução do número de vagas. Os alunos, aprovados no vestibular, e não chamados, foram conhecidos como “Excedentes”. Deste grupo, iniciou-se um movimento reivindicando suas vagas na faculdade de Medicina. Entre idas e vindas à Brasília com tentativas de falar com o Presidente da época, o Marechal Costa e Silva e com sua esposa, Yolanda Barbosa Costa e Silva, tiveram contato com o presidente da Fundação Dom André Arcoverde na época, Luiz Gioseffi Jannuzzi, que expôs a ideia de criação da Faculdade de Medicina.
Os alunos foram à Valença para conhecer a cidade e conversar com o Presidente da instituição. Após conseguir uma reunião com o Ministro da Educação da época, Tarso Dutra, apresentaram o projeto de criação do curso e, no dia 03 de junho de 1968 foi efetuada a assinatura de parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Dom André Arcoverde para que fosse destinada verba para instalação da Faculdade de Medicina de Valença. O dia 31 de Agosto de 1968 é a data oficial de criação do curso, tendo como primeiro diretor o professor Pedro Batista Oliveira Neto. As atividades iniciaram nas dependências da Santa Casa da Misericórdia, e a primeira turma foi formada por cerca de quatrocentos jovens.
Já o curso de Odontologia é hoje o melhor do estado do Rio de Janeiro e, em seus 50 anos de história, através de suas clínicas e de seus egressos de graduação e pós-graduação, presta atendimento de qualidade à cidade de Valença e seu entorno.
Em 1962 os cirurgiões dentistas Pedro Iório, Alvanir Machado, Afrânio Furtado, Celso Ribeiro, Ernestino Bastos, Denizart de Paiva, Paulo José Jannuzzi e Raul Giesta tiveram a iniciativa de fundar a Associação Brasileira de Odontologia de Valença – ABO. Essa entidade de classe foi o embrião para a criação da atual Faculdade de Odontologia. A autorização de funcionamento fora estabelecida pelo Conselho Estadual de Educação, em Janeiro de 1968. Os memoráveis cirurgiões dentistas Pedro Antônio Carneiro Iório, Alvanir de Aparecida Machado, Celso Ribeiro de Souza, Afrânio Furtado, Ernestino Bastos, além de participarem da fundação e administração da FOV, foram seus professores durante muitos anos. Por 44 anos, o curso funcionou no prédio do antigo Hospital Alzira Vargas, sendo transferido em 2012 no Campus I.
 
Contados em 50 anos de história, os cursos projetam o nome de Valença por todo país, orgulhando alunos e egressos ao levarem por toda sua carreira o nome do melhor Centro de Ensino Superior do Brasil.
Valença, 27 de fevereiro de 2018
MEC autoriza abertura de mais um curso, para início em 2018.1
Aguardado pela comunidade acadêmica, o dia 22 de fevereiro de 2018 (quinta-feira) foi mais um marco para o Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA – quando foi publicada no Diário Oficial da União a autorização do Ministério da Educação – MEC - para abertura do curso de Educação Física nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura, através da Portaria Nº. 116 de 20 de fevereiro de 2018. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2018, dia 19 de março.
Além de oferecer ensino de excelência, a graduação em Educação Física visa atender à grande demanda em Valença e de toda região, de quem deseja aliar a qualidade de vida à estética. Além de ser o único Centro de Ensino Superior na região a oferecer formação em bacharelado, um dos diferenciais do curso é a estrutura: o aluno terá acesso ao Campus I, Raider Academia e ao Clube dos Coroados, onde serão realizadas aulas práticas, imprescindíveis para formação do profissional em Educação Física.
O bacharel em Educação Física terá habilitação profissional para atuar na prescrição e controle do treinamento das modalidades desportivas e de lutas, nas atividades físicas em academias, nas atividades recreativas de clubes e hotéis e na prescrição do treinamento físico para a manutenção da saúde e obtenção da qualidade de vida das pessoas. Para os que optam pela licenciatura, serão habilitados para a docência deste componente curricular na educação básica.
De acordo com o coordenador do curso, Leandro Raider, a atuação do profissional de Educação Física vem ganhando destaque na área da saúde. A busca por um estilo de vida mais saudável e os cuidados com o próprio corpo tem se tornado prioridade para os brasileiros, contribuindo diretamente para o crescimento de vagas no mercado de trabalho. “A qualidade do ensino será o diferencial do nosso curso, com corpo docente de altíssimo nível. Vamos formar no CESVA/FAA os melhores profissionais de Educação Física do país.”, garante, ansioso pelo início das aulas.
Valença, 22 de janeiro de 2018
Avaliado como o melhor Centro de Ensino Superior do país pelo MEC. Agora, o CESVA conta com a modalidade de ensino a distância
Uma das modalidades de ensino que mais cresce no Brasil é o Ensino a Distância. Na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro não é diferente. A modalidade representa uma nova forma de aprender e ensinar.
O CESVA/FAA lançou no dia 15 de janeiro cursos na modalidade a distância (EaD), abrindo inscrições para o vestibular, que ocorrerá do dia 15 de janeiro a 28 de fevereiro. Inicialmente, serão ofertados os cursos de Administração, Processos Gerenciais, Marketing e Pedagogia. As inscrições serão pelo site www.faa.edu.br.
Os quatro cursos ofertados pelo CESVA/FAA foram autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e avaliados com nota 4 (em uma escala máxima de 5), reafirmando assim a qualidade da Instituição já reconhecida nos cursos presenciais.
 
 
“A metodologia do ensino a distância do CESVA será disruptiva com o que é oferecido atualmente: inovadora, estimulante e em sintonia com as demandas dos alunos contemporâneos” - Professor Antônio Celso Alves Pereira – Diretor Geral do CESVA/FAA
 
 
Vantagens
As principais vantagens para o aluno que opta pelo ensino a distância são: economia de tempo, flexibilidade de horários e o menor preço das mensalidades. O curso de Administração a distância do CESVA tem mensalidade a partir de R$ 238,00.
O aluno do curso EaD deve ter disciplina e comprometimento com as atividades acadêmicas, gerenciando adequadamente seus horários de estudos. Essa modalidade de ensino propicia ao aluno desenvolver competências que o mercado de trabalho valoriza, tais como: auto-motivação, liderança, disciplina, iniciativa e gerenciamento do tempo.
 
Vai ser a distância? Vai ser no melhor!
CESVA /FAA, Educação que Transforma!
Valença, 08 de janeiro de 2018
Em recente avaliação do Ministério da Educação (MEC) a Faculdade de Odontologia do CESVA/FAA obteve nota 4 em seu CPC, pelo quinto ano consecutivo, destacando o curso como um dos melhores do País
O prestigiado curso de Odontologia do Centro de Ensino Superior de Valença – CESVA/FAA- tem atravessado gerações, formando cirurgiões dentistas há cinqüenta anos. Alcançando a posição como melhor do estado do Rio de Janeiro, há cinco anos consecutivos, está também entre as melhores do país, avaliada pelo MEC através do Conceito Preliminar de Curso (CPC) nota 4, em uma escala de 1 a 5. A nota reforça o compromisso com o ensino de alto nível e o comprometimento social com Valença.
Durante quatro anos estudantes do país inteiro residem em Valença para cursar Odontologia, devido à excepcional qualidade, oferecida por um corpo docente bem preparado, com mestres e doutores; Jornadas Acadêmicas, atualizando conhecimentos técnico-científicos; além das Clínicas Odontológicas com equipamentos de última geração, onde alunos são inseridos precocemente à prática. Um dos destaques é o atendimento pela clínica de Odontogeriatria; Pacientes com Necessidades Especiais; Pacientes Oncológicos; Clínica da Criança e do Adolescente, com atendimento a bebês. Todas, pioneiras no estado e inseridas na grade curricular do curso.
Outro ponto forte são os projetos Extra Muro e de Extensão, cujos alunos participam em escolas e creches de todo o município, com educação para saúde, orientação de higiene bucal e levantamento de necessidades, identificando crianças e adolescentes que precisam de atendimento, mediante autorização dos pais.
Valença tornou-se referência devido aos cursos do CESVA/FAA, sobretudo à Odontologia, pilar no desenvolvimento e na economia do município.  Reafirma a cada ano o compromisso com a formação de qualidade, além de capacitar seus acadêmicos para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social de forma a exercer suas atividades profissionais de maneira plena, direcionando suas ações para a melhoria da qualidade de vida da população, realizando atendimentos através das clínicas odontológicas e do laboratório de odontologia integrado ao Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi.
Competência e Paixão pela Odontologia
A fórmula do sucesso da Odontologia vem do constante aprimoramento, mas também pela paixão, nutrida pela diretora, professora Patrícia Pecoraro, que há nove anos está à frente do curso.
Formada pelo CESVA/FAA, a cirurgiã-dentista conhece cada detalhe da faculdade, buscando sempre a humanização por meio da integração entre os alunos, professores e pacientes. “Nosso objetivo é sempre buscar o ensino de qualidade, inovando o tempo inteiro, melhorando. Não somos perfeitos, mas buscamos sempre mirar para atingir a perfeição. Acredito que estamos no caminho certo. Os resultados estão aí!”, Patrícia comemora os resultados obtidos pelo curso em 2017.
Valença, 01 de dezembro de 2017
Foi considerado também o melhor Centro de Ensino Superior do país
O CESVA/FAA – Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação Educacional Dom André Arcoverde –, localizado em Valença, no Sul do Estado do Rio, foi considerado o melhor Centro de Ensino Superior do Brasil segundo o INEP/MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que pertence ao MEC, divulgou no dia 27 de novembro de 2017, no Diário Oficial da União e em seu portal os dados relativos dois dos principais indicadores de qualidade da educação superior brasileira: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) – indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação –, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). As informações referem-se ao ciclo avaliativo de 2016 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que contemplou 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes no exame.
Na avaliação do IGC, o CESVA se consagrou como o melhor Centro de Ensino Superior do Brasil, alcançando a nota 4, em uma escala máxima de 5. O cálculo do IGC é feito anualmente e leva em consideração a média dos dados de CPC do último triênio, além dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e das distribuições dos estudantes nos diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação).
MEDICINA SE DESTACA NACIONALMENTE
A Faculdade de Medicina de Valença alcançou nota 4 no CPC. Na avaliação geral, colocando-a como a terceira melhor do País. De acordo com o MEC, o Conceito Preliminar de Curso leva em consideração o desempenho dos estudantes (ENADE), o valor agregado do processo formativo (IDD), características do corpo docente (Censo da Educação Superior) e as condições de infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica (Questionário do Estudante). Os resultados foram comemorados por toda comunidade acadêmica do CESVA/FAA.
"Estamos colhendo agora os resultados de vários anos de investimentos na estrutura de nossas unidades, na qualificação de nossos professores e na revisão, realizada ao longo dos últimos anos, de todo o processo de ensino-aprendizagem dos cursos promovidos pelo CESVA/FAA. Com estes resultados, nossa instituição firma-se entre as melhores do país e contribuiu, ainda mais, para consolidar a vocação de Valença como Cidade Universitária", afirmou o diretor acadêmico José Rogério Moura A. Neto.
Valença, 10 de julho de 2017
A direção do CESVA/FAA recebeu nesta sexta-feira (07) a visita dos Diretores da Associação Brasil – SGI (BSGI). A Associação Brasil – SGI (BSGI) foi fundada pelo candidato ao Prêmio Nobel da Paz, o professor e filósofo Daisaku Ikeda. A Associação Brasil – SGI (BSGI) busca valorizar cada vida, de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz.
Recepcionados pelo Diretor Geral do CESVA, professor Antônio Celso e o Diretor Acadêmico, professor José Rogério Neto, o candidato de umas das premiações mais importantes do mundo recebeu a Carta de Intenção para concessão da Medalha Dom André Arcoverde, cuja solenidade acontecerá no dia 24 de agosto de 2017.
Valença, 20 de junho de 2017
O Centro de Ensino Superior de Valença mais uma vez está entre as melhores Instituições de Ensino Superior, em avaliação realizada com 2.109 instituições, onde apenas 375 foram classificadas como as melhores.
Para uma Instituição ser considerada excelente, ela precisa possuir notas entre 4 ou 5 (sendo 5 a maior nota) no IGC – Índice Geral de Cursos, o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país. Diversos fatores são considerados nesta avaliação, como a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso), a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu, a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, entre outros fatores.
Com nota 4 na quase totalidade de seus cursos, a Instituição mais uma vez afirma sua posição e seu papel transformador através da educação. Uma trajetória de luta, vitórias e muito trabalho para continuar avançando e proporcionar uma educação de qualidade e para seus alunos.
Confira a matéria: http://exame.abril.com.br/carreira/as-melhores-universidades-do-brasil-de-acordo-com-o-mec/
Valença, 12 de Abril de 2017
O curso de Pedagogia recebeu recentemente avaliadores do Ministério da Educação, a fim de validar o Ensino à Distância para o curso. A Instituição está imensamente feliz de ter recebido a aprovação e a nota 4, em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 a nota máxima).
Agora o curso também conta com a facilidade do Ensino à Distância. Mais uma vez agradecemos ao corpo docente e toda a equipe da Instituição!
Página 1 de 7