Sexta, 14 Setembro 2018 21:00

Curso de Enfermagem do CESVA está os melhores do país

(0 votos)
 Valença, 09 de julho de 2018.
O Mistério da Educação (MEC) divulgou esta semana, o CC (Conceito de Curso) do curso de Enfermagem do CESVA. O CC é um indicador que mensura a qualidade dos cursos de graduação de todo País. A Enfermagem do CESVA obteve nota máxima (conceito 5), colocando o curso entre os melhores do País, consolidando o CESVA com referência em formação em saúde.
 O resultado reforça o trabalho de excelência desenvolvido pelo Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), mantido pela FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde) há mais de cinco décadas.
 A nota do CC vai de 1 a 5 e os cursos de ensino superior com 4 e 5 são consideradas excelentes, conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios pelo MEC, correndo, os cursos, o risco de serem fechados, terem suas vagas reduzidas e ainda o risco de terem o vestibular suspenso.
 A nota máxima do curso de Enfermagem de Valença mostra que a instituição está no caminho certo para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho e representa muito para a qualidade de ensino e coloca mais uma vez a cidade de Valença entre as melhores do país. A visita técnica do MEC aconteceu no final de junho.
Profissionais prontos para o mercado de trabalho
 A estrutura curricular do curso propicia o desenvolvimento de experiências educacionais diversas e que buscam a inserção dos estudantes, desde o primeiro período, em cenários da prática profissional, o que permite a formação de enfermeiros qualificados para atuarem nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário).
 O estabelecimento de parcerias com o Sistema de Saúde local possibilitou que o curso se tornasse corresponsável pela formulação de ações, voltadas para a qualificação e eficiência progressivas do sistema de saúde. Essa parceria também contribui para a formulação de políticas públicas para melhorias da saúde no município, indo além, no atendimento a cidades vizinhas.
 Outro fator positivo do curso de enfermagem do Cesva é a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, oferecendo a oportunidade dos estudantes de desenvolverem qualquer trabalho na área, com conhecimentos científicas sólidos, com formações prática e ética que a profissão exige. O profissional sai formado para tomar decisões e promover a integralidade e solidariedade no processo coletivo de trabalho em saúde em todos os aspectos referentes à área de atuação.
 Um mundo de oportunidades
 O enfermeiro possui um amplo campo de atuação, com diversas oportunidades, como comandar equipes técnicas, com auxiliares de enfermagens no atendimento a pacientes; idosos, em domicílio, casas de repouso e clínicas e hospitais. Também tem qualificação para ministrar cuidados pré e pós-operatórios em unidades de saúde e hospitalares ou em casa, caso o paciente necessite de tratamento em domicílio.
 O profissional também está apto a dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Uma função desenvolvida pelo profissional formado pelo Cesva é também orientar sobre planejamento familiar, além de acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança; incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos. O trabalho do enfermeiro vai além dos cuidados clínicos, ele também é preparado para ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos; participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
 Todos os enfermeiros formados pela instituição estão aptos a orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade; formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde. Essas são apenas algumas das habilidades da formação em enfermagem, que estão na grade curricular, mas a capacidade técnica vai além, como é possível ver no site.